Semana Inclusiva na Grande Florianópolis contará com diversas atividades

Nessa segunda-feira começou a 1ª Semana Inclusiva da Grande Florianópolis, com uma extensa programação em vários pontos da cidade.

No Centro Integrado de Cultura (CIC), acontecerá a exposição multimídia “Clube da Luta – 10 anos” que contará com fotografias em altura adaptada para os cadeirantes, além dos vídeos com legenda descritiva e fichas técnicas em Braille. Ainda no CIC, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), estão previstas visitas para o público com deficiência, interessados em conhecer a exposição Gaudí, Barcelona 1900.

No Centro de Florianópolis, a Biblioteca Pública de Santa Catarina terá visitas guiadas e contação de história voltadas para as pessoas com deficiência na quarta, e na quinta às 9 horas duas palestras sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já no Teatro Álvaro de  Carvalho será apresentado o espetáculo “21 Tons de Amor”, mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down, também na quinta.

No sábado, no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), ocorrerá uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalho. Cerca de 260 empresas da Grande Florianópolis foram chamadas para o evento, quarenta delas vão estar com estandes montados no IFSC para receber currículos e fazer entrevistas. Também serão oferecidos serviços como confecção de Carteira de Trabalho e de Identidade, assessoria jurídica pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, esclarecimentos a respeito de serviços previdenciários, além de informação e aconselhamento aos pais e atendimento de pessoas com síndrome de down, que serão prestados pela Associação Amigo Down.

No dia 25 de Setembro, o encerramento da semana acontecerá no Parque de Coqueiros, que diversas atividades esportivas adaptadas ao ar livre.

Programação completa aqui

A Semana Inclusiva da Grande Florianópolis é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e conta com o apoio de mais de 30 entidades públicas e privadas de Santa Catarina.