Ponte Hercílio Luz

Um dos principais pontos turísticos de Florianópolis e o maior símbolo da cidade, construído em 14 de novembro de 1922, é considerada uma das maiores pontes pênsis do mundo, e a maior do Brasil. O objetivo da ponte era ligar a parte continental com a ilha. Em 1982 a ponte foi fechada por medidas de segurança, logo em 1988 ela foi aberta, somente para pedestres, motos, bicicletas e veículos de tração animal, porém em 1991 ela foi fechada por completa, e assim continua até hoje, sendo somente um cartão postal da cidade.

Pontos estratégicos para ver de pertinho a ponte:

  • Parque da Luz – Localizado no centro, sentido beira-mar. No local tem um pequeno ‘’museu’’ da ponte, e um lindo mirante.
  • Forte de Sant’Anna – Localizado na beira-mar sentido centro, fica na frente do parque da luz (no parque é possível ver o forte). No Forte funciona o Museu de Armas da Polícia Militar de Santa Catarina (aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, Gratuito), e é o melhor local pra quem quer ver a ponte bem de pertinho.
  • Beira-Mar do Estreito/Continental – Localizada na parte continental de Florianópolis, sentido bairro Estreito, é possível ter uma vista ótima da ponte.