Ponte Hercílio Luz: A história do principal cartão postal de Floripa

Atualizado em: 14/07/2016 10:29:27 por Gabi Vieira

Considerada como um símbolo de Santa Catarina, a ponte Hercílio Luz, foi notícia diversas vezes, por sua beleza e simbolismo mas também pelas obras de restauração que nunca terminaram.

Vamos falar um pouco de sua história e das muitas curiosidades envolvidas a ela que se passaram desde de a sua construção até os dias de hoje, com seus 91 anos de idade. Vem dar uma volta no tempo com a gente!

(Foto: Divulgação)
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Sendo projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz, teve sua construção iniciada no dia 14 de novembro de 1992, com o objetivo de ser a primeira ligação entre a ilha e o continente, e também o de consolidar Florianópolis como capital do estado, pois na época outras cidades de Santa Catarina, consideravam a ilha muito distante para ser o centro administrativo e político do estado, em consequência havia um movimento pregando a mudança da capital para Lages.

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(Foto: Divulgação)

Após obter empréstimos equivalente a dois orçamentos anuais do Estado de Santa Catarina, o governo finalmente pode dar inicio a sua construção com material importado pelos norte-americanos, Robinson e Steinmann, engenheiros da obra.

O pagamento dos empréstimos, feitos junto a bancos norte-americanos, só foram concluídos em 1978, mais de 50 anos após a inauguração da ponte.

(Foto: Divulgação)
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No entanto em 1924, Hercílio Luz, seu idealizador, foi diagnosticado com câncer de estomago, já desenganado pelos médicos, em 08 de outubro do mesmo ano, inaugurou então simbolicamente a ponte, atravessando um uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento, construída em miniatura, com escala 50 vezes menor que a original, junto ao trapiche de Florianópolis, pois se sabia que dificilmente estaria vivo para inaugurar a Ponte que idealizara.

(Hercílio Luz visitando a obra da ponte - Foto: Divulgação)
(Hercílio Luz visitando a obra da ponte – Foto: Divulgação)

Então, doze dias após o ocorrido, Hercílio Luz veio a falecer no dia 20 de outubro de 1924 e não pôde ver sua grande idealização concluída. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após sua morte, em póstuma homenagem.

(Foto: Divulgação)
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Em toda sua história, a ponte Hercílio Luz já foi fechada duas vezes, entre elas sofreu reabertura em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, porém, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991.

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Em 13 de maio de 1997, o então Governador do Estado de Santa Catarina: Paulo Afonso Evangelista Vieira, através do Decreto nº 1.830, homologa o Tombamento da Ponte Hercílio Luz, com 71 anos de historia de propriedade do Estado de Santa Catarina / DER/SC, localizada no Município de Florianópolis.

(Foto: Divulgação)
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Uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis em 2005 proporcionou o início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz. O prazo máximo para a entrega da restauração era 13 de maio de 2012, quando a ponte completasse 86 anos. Mas a burocracia, aliada à mudança no comando do governo do estado, fez com que as obras atrasassem.

O novo prazo de entrega era para a metade de 2013, o que também não se efetivou.

Até os dias de hoje, não foram terminadas as obras de restaurações que já somam o valor de mais de 500 milhões de reais gastos, e segundo informações para a conclusão da obra será gasto mais 500 milhões.

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(Foto: Divulgação)

E aí, gostou dessa viagem histórica sobre o mais amado cartão postal da cidade? Conhece a ponte? Não conhece? Conta pra gente! E Vem Floripar na ponte Hercílio luz <3