Experiência na Trilha da Lagoinha do Leste com Carol Munhoz

Atualizado em: 25/03/2017 04:47:54 por Gabi Vieira

Pra quem já visitou Floripa, com certeza deve ter ido ou pelo menos ouvido falar na Lagoinha do Leste. Agora, se você é um novato na arte de “Floripar”, preste bastante atenção nesse texto!

A praia da Lagoinha do Leste é, sem dúvida, a mais bela de toda a ilha de Florianópolis. Há quem veja fotos e só ache que é apenas mais uma praia bonita, mas não tire suas conclusões antes de pisar naquelas areias e olhar para aquele pedacinho de paraíso!

Eu fui à Lagoinha pela primeira vez no ano de 2007. Daquela vez, fiz a trilha que sai do Pântano do Sul, e voltei por ela mesmo. Naquela época a trilha ainda não era tão bem preparada como é hoje, então foi bem puxado. Mas mesmo num dia nublado como estava, eu já percebi que aquele lugar era especial. Em 2012 voltei à Floripa, e dessa vez fui e voltei da Lagoinha de barco. Um passeio que também vale a pena, mas não recomendado para aqueles que sentem náuseas…o barco balança bastante em alto mar! (haha). Foi então só neste ano de 2016, já morando aqui na ilha, que resolvi fazer a trilha pelo Matadeiro. Sem dúvida nenhuma, a melhor opção. Sem contar que foi a primeira vez que fui pra lá num dia LINDO de sol, então deu pra aproveitar bastante! A trilha pela Praia do Matadeiro é a mais longa, leva em torno de 2h pra chegar na praia (em passos rápidos e parando pouco!), e além disso ela é bem complicadinha, cheia de obstáculos (pedras, basicamente). Tem que ser feita com muita atenção, e com tênis bem aderente. Mas uma coisa é certa: todo o esforço vale a pena, pois a trilha é toda aberta, então a vista fica mais bonita a cada metro! Enquanto a do Pântano é praticamente 100% de mata fechada, a do Matadeiro é quase 80% aberta. Então, muito importante: Leve protetor solar! E água, muita água. E claro, comidinhas pra dar aquela energia pra poder voltar depois, né? Eu recomendo a volta ser feita pelo Pântano do Sul, pois a maior parte da trilha vai ser descida, então não leva nem 1 hora pra voltar por ela. Caso a água acabe ainda na praia, tem uma bica com água fresquinha no pé da trilha do Pântano. Ah, mas é claro, antes de tomar o rumo de volta, aproveite pra dar um mergulho nas águas cristalinas, que são simplesmente revigorantes depois de horas de caminhada no sol. Você vai se sentir renovado!

Se for começar a trilha pelo Matadeiro logo pela manhã, dá pra passar algumas horinhas na praia tranquilamente antes de voltar. Não se esqueça também que lá não tem quiosques nem restaurantes, então leve comida e bebida de casa, e obviamente, leve todo o lixo com você, afinal, aquele lugar é lindo demais pra não preservarmos, né?

A Lagoinha do Leste é sem dúvida nenhuma um lugar imperdível. Se você acha que não tem capacidade física pra fazer as trilhas, vá de barco. Mas vá! Aproveite a vista, sinta a energia do lugar, e continue preservando essa nossa linda e amada Ilha da Magia :)

Eu registrei esse meu último passeio pra Lagoinha do Leste em um vídeo  para um canal no YouTube que tenho junto com o meu namorado. O video ficou bem legal, e teve um retorno ótimo. O nome do canal é Free Folks, e nós mostramos não só praias, mas também vários outros passeios que fazemos por aqui. Se gostou, dá aquela força se inscrevendo no canal, que nos ajuda bastante! ;)

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EzGrM3TuwxU